sexta-feira, agosto 25, 2006

o que fica do "camino" ..

Procuro nas palavras a forma, o caminho para dizer o que do "camino" ficou.

Busco na memória as paisagens por onde passei, reencontro os encontros acidentais, volto a ouvir as conversas de fim de jornada; tento cheirar de novo a terra húmida da bruma da manhã; olho para as minhas mãos e relembro o toque do castanheiro com mais de mil anos que havia no centro da aldeia onde comprei o bordão que suportou os meus passos nos últimos dias; reencontro a força que nos guiou, sempre em frente, debaixo da chuva, do calor, do vento e das dores; revisito o olhar sábio e alegre do amigo Manuel; percorro as ruas de Santiago à chegada, dou os últimos passos; ouço de novo a minha voz que grita, CONSEGUIMOS, aquele som estridente que encheu a praça e voltou a molhar os olhos dos amigos, companheiros de caminhada...

Penso em tudo isto e sinto... sinto, mas não encontro o modo de expressão.

Como explicar que em cada passo, em cada sol a nascer, em cada olhar cúmplice, se celebra a vida, se sente a magia, se ouvem os passos de todos os que percorreram o caminho antes de nós; que entramos na verdadeira solidão, a do silêncio, aquela em que se ouve a terra respirar, o canto do corvo, a erva a crescer, o riso da criança que corre descalça na aldeia..

E como tudo isto é importante, como tudo isto é mágico e se sabe mágico..

E como tudo nos escapa na vida louca do dia a dia urbano.

E como pode um caminhante reentrar na mesma vida que deixou? Como pode o caminhante deixar de caminhar?
Como pode voltar a ganhar a vida sem sentir que a está a perder?
Não pode! Nada será como antes!

O caminho chama-me! Transforma-me! Tornou-me num espírito errante.

Os meus pés de gigante ganharam vida própria e querem regressar ao caminho!
Meu querido caminho, espera-me um pouco mais.. Cedo voltarei para o silêncio aconchegante dos teus braços! Por agora vou guardar-te numa gaveta bem quentinha dentro de mim.

A todos os caminhantes: Buen Camino! Ultreia! "el destino és el camino!"
Dos 310km de Leon a Santiago de Compostela
Para a Paulinha e o Manu

5 comentários:

rodas disse...

Grande caminhante

Com um tornozelo à perna e um bordão na mão...

Que bruxedo é esse que te envolve as palavras numa bruma espessa e me faz entrar num túnel de mistério?

Parabéns pela caminhada e obrigado pela viagem que me fazes fazer

Anónimo disse...

Minha querida parabéns... nunca duvidei que este seria um momento de grandeza que inauteceria ainda mais o ser que já por si só sempre és e serás.
Junto com a chávena de chá quente que saboreio o o cd de múcisa clássica que hoje tive tanta necessidade de escutar, te abraço e consigo avisinhar nas palavras que escreves-te a emoção de estar tão perto do mais sagrado que há em nós...emoção esta que fica esmorecida e esmagada pela estupidificação do dia a dia...mas que nas memórias mais escondidas temos insessantemente que tentar não esquecê-la...
Aquele abraço.
AG

Anónimo disse...

O caminho foi feito por 3 Bestias andantes... uma delas TU.... foste capaz de suportar o silêncio, a dor a dúvida e acima de tudo amizade, sem exigências.... è isso que tem que ficar do nosso camonho para todos os aspectos da tua vida... Obrigada por me ajudares enfrentar os meus monstros ao longo do nosso caminho...

beijocas...paulinha

Anónimo disse...

Aparecisteis en Murias de Rechivaldo..
Dos Angeles que se incorporaban al Camino...

Con los días pensé que os enviaba El Apostol para llevarme hasta Santiago.
Era el premio por las duras pruebas superadas durante 17 días y 500 Km de camino..
Os fui conociendo a traves de los pasos del camino y descubrí dos niñas portuguesas llenas de vida y alegría.
Dos bruixas con magia en sus fuerzas y en sus mochilas.
Dos meigas que sentian el camino paso a paso, en comunión y armonia con todo y con todos: peregrinos, arboles, piedras, animales, luna, sol y lluvia.

Después, caminamos cada vez más ligeros, casi sin tocar el suelo y nos elevamos por encima de nuestros cuerpos para, valientes y fuertes, superar las dificultades que salian al encuentro.

Nunca una mala cara, nunca un mal gesto, siempre la sonrisa y el animo.

Con estas niñas, meigas portuguesas, el Camino de Santiago parece el Camino al Cielo...

Gracias.
Para a Catarina e a Paulinha
MANU

Anónimo disse...

Minha querida, se me quiseres por companhia, para o ano vou contigo. vais guiar-me por este camino veeerde!!!!

Carla de Merzouga