quinta-feira, fevereiro 15, 2007

salada de inverno

Aveiro - Fevereiro 2007

A chuva veio lembrar-nos que ainda estamos no Inverno! O sol de ontem não deixava prever este tempo cinzento e frio que nos cobriu hoje todo o dia. De facto, uma surpresa desagradável.

O tempo torna-se assim o pretexto para a busca de prazeres em jeito de consolo. E um petisco é sempre uma compensação para um dia triste. É claro que há que ter cuidado para não ficarmos de consciência pesada (o que normalmente acompanha o peso corpo). Et voilà! Sem mais delongas, aqui vai a minha última invenção. Dá algum trabalho, mas vale a pena.

Ingredientes para duas pessoas:
Meio pacote de rúcola;
Uma embalagem de cogumelos Porto-belo;
Um pimento vermelho grande;
Dois tomates médios maduros, mas de consistência dura;
Duas postas de bacalhau demolhado;
200 grs de miolo de broa de milho (da amarelinha) esfarelado;
Um molho de espargos verdes (fresquinhos);
30 grs de Grano de Padano (ou Parmesão) ralar no momento;
15 azeitonas galegas (não totalmente pretas);
Orégãos;
Flor de Sal;
Pimenta negra ralada no momento;
Azeite de boa qualidade;
Vinagre balsâmico.

Nesta receita nada é difícil, apenas tem muitas fases.

É óptima fria, mas é mais interessante se se conseguir manter o contraste entre os ingredientes frios e quentes. Para tal, recomendo preparar previamente todos os ingredientes frios, para poder empratar assim que os quentes estiverem prontos.

Preparação de frios:
Esfarelar a broa sem a côdea;
Lavar e cortar os tomates em rodelas de meio centímetro;
Descaroçar as azeitonas;
Lavar e cortar os cogumelos em fatias grossas;
Lavar os espargos e cortá-los ao meio;
Lavar o pimento e cortá-lo ao meio,retirando todas as sementes e partes brancas.

Preparação de quentes:
Colocar em forno moderado as duas postas de bacalhau e o pimento cortado ao meio, virado com a pele para cima. Pode ser no mesmo tabuleiro e não necessita de qualquer tempero.

Grelhar os espargos sem qualquer gordura, temperados com flor de sal. Retirá-los ainda semi-crus e colocá-los num prato aquecido no microondas, para não esfriarem.

Grelhar os cogumelos sem qualquer gordura, temperados com flor de sal e pimenta moída no momento, tendo o cuidado de mexer sempre para evitar queimar e retirar quando estiverem grelhados, mas suculentos. Colocar num prato de sopa aquecido no microondas.

Entretanto, retirar do forno o bacalhau e o pimento. Retirar a pele ao pimento e cortá-lo em tiras de meio centímetro e colocar em prato de sopa aquecido. Lascar e retirar as espinhas e a pele ao bacalhau e colocá-lo num prato de sopa aquecido.

Empratamento:
Dispor numa travessa baixa a Rúcula que se tempera com a flor de sal, um fio de azeite e um fio de vinagre balsâmico. Sobre a Rúcula dispor o miolo da broa (reservar um pouco para polvilhar no final). Sobre a broa colocar os tomates cortados, temperá-los com flor de sal, um pouco de azeite, vinagre e orégãos. Sobre os tomates dispor o bacalhau em lascas, ralar pimenta negra por cima e polvilhar com orégãos. Sobre o bacalhau dispor o pimento em tiras, os cogumelos, os espargos e as azeitonas. Temperar com um pouco de azeite e vinagre. Cobrir com o resto da broa e ralar por cima o Grano de Padano.

Servir de imediato, comer e lamber os beiços!!!

4 comentários:

Unknown disse...

Delícia Sclurp... :)

Aldina Duarte disse...

Ora bem! Esta é para mim uma das melhores sugestões para passar, descansando, uns belos momentos ao longo dum dia de lazer, seja a cozinhar seja a saborear. Vou guardar a receita. Obrigada!

Até sempre

Magia disse...

Hummmmm

Abriu-me o apetite para cozinhar e partilhar esse acepipe com alguém...

...

Vou roubar a receita...nem pergunto se posso...é suposto roubar...;)

Um beijinho para ti nina...

Maria P. disse...

E de ficar com água na boca!!

Beijinho*