terça-feira, janeiro 09, 2007

"Ainda há pastores?"

Um filme documentário que, pela voz de Fernando Alves, nos guia nos passos dos últimos pastores de Casais de Folgosinho. Velhos todos eles, excepto dois. Uma senhora de oitenta e dois anos, com olhar de menina, que saltita atrás do seu rebanho de três cabras como se não tivesse mais de dez anos. E Hermínio, um dos últimos, senão o último jovem pastor de Portugal.

Olhar como as águas da ribeira onde se banha, gargalhada fácil e voz forte e aguda com que comanda o seu rebanho de cem cabras. Andar gingão, rádio ao ombro… apetece-me chamar-lhe Malhadinhas, talvez Aquilino tivesse sonhado com uma personagem assim.

Mas Hermínio não é uma personagem de ficção, é uma pessoa de carne e osso, que se levanta às sete da manhã, todos os dias, para ordenhar as suas cem cabras. Sem direito a Domingos ou feriados. E, para aquecer os seus pés com outros, sai uma ou outra vez por ano, tendo que tomar banho numa bacia no meio do quarto com tecto de colmo.

Numa janela, por vezes indiscreta, para a vida de Hermínio, este filme abre-se aos horizontes de sonho que Hermínio sonha deixar. As paisagens são belas, sem dúvida, os olhares de Jorge Pelicano mostram-nos a Serra mais bela que já imaginámos. Uma Serra digna do seu nome de Estrela. Uma Serra que fica cada vez mais só. O tempo leva os Pastores e Hermínio também sonha em ter outra companhia para além do Quim Barreiros que hora após hora grita do seu rádio portátil.

“Ainda há pastores?
Há, mas poucos! “

http://aindahapastores.blogspot.com/

4 comentários:

Viajante disse...

Cheguei aqui pela mão dos nossos "amigos" Hermínia e Maria Espírito Santo.

Fiquei encantado com este seu cantinho e identifico-ne inteiramente com o mote que lhe dá alma.

Parabéns aos nossos pastores, parabéns a si Nina sem medo.

Miguel Marujo disse...

vi o filme em pedaços deliciosos na SIC... espantoso bocado deste país.

Maria P. disse...

Estive a ver uma pequena reportagem sobre o tema, fantástico realmente!

Em tempos li um livo de Ferreira de Castro, «A Lã e a Neve» que também retrata essa realidade da Serra.

Boa semana:)

Pastor Fernando Macedo disse...

Interessante ....Nina, como faço para te-la como amiga pelo blog ? sou novo por aqui !! beijo e um abraço fica com Deus !!!!