quarta-feira, abril 25, 2007

"canção do tempo que passa"

"Não tenho muito tempo para o mar
para nadar no mar para pescar
para nadar e amar não tenho tempo
para outras coisas em ar: o frio aperta
os ossos doem o coração palpita.
Vou pela praia contra o vento mas
sei que tudo agora é sempre assim
contra a corrente o tempo o próprio pensamento
na areia mole os pés vão-se enterrando
já não batem o crawl como batiam
já não logram correr como corriam
e no entanto o tempo agora é de corrida
contra o tempo se corre contra o tempo
contra o tempo se corre e assim se morre
em frente ao mar olhando a desmedida
distância entre a tão curta vida e o amor dela
sobretudo ao crepúsculo quando o mar
nos interpela e nos apela e a caravela
do coração se põe de novo a navegar
mesmo sabendo que já não há partida
e que as rimas em ar estão a acabar
e todo o tempo agora é contra o tempo
e mesmo sem correr só há corrida."

Livro do Português Errante - Manuel Alegre

mas é a paixão pela vida que nos dá o tempo que precisamos.
Daqui um abraço para dois homens jovens: o meu avô (de 85) e o meu pai (de 64 anos).

3 comentários:

Maykon Israel Velho da Silva disse...

amei seu blog parabens... acabei de criar um tbm mas sou novo nisso, sera que vc poderia me dar umas dicas???? como eu faço para arrumar aquelas imagens sonoras??? o meu blog eh http://volupiadeler.blogspot.com/..

Joana disse...

Isso é muito bonito, quando nao vemos o tempo a escorrer-nos das mãos.
Também gosto muito desse poema.

Joana disse...

Isso é muito bonito, quando nao vemos o tempo a escorrer-nos das mãos.
Também gosto muito desse poema.