quinta-feira, setembro 21, 2006

..dois cafés com leite, se faz favor!..

Chovia quando acordei. Não foi um acordar fácil, pois o Outono chegou em grande estilo pela madrugada. Ventos rodopiantes passearam-se toda a noite pela minha rua, batendo em todas as janelas, acordando mesmo o sono mais profundo. Pela manhã, o despertador foi forçado a trabalhar várias vezes, puxando-me com o seu sonar irritante. Enfim, a custo, lá me arrastei da cama, para o dia que me esperava chuvoso lá fora.

Seguindo a minha nova rotina, dirigi-me ao café da praça para tomar pequeno almoço. E, pela primeira vez, em algumas semanas, abstrai-me de mim. Reparei então que estava "só, mas não sozinha". A meu lado, várias pessoas pareciam flutuar naquela mesma modorra matinal a que todos os dias me venho entregando. Semblantes sérios, olhares fixos no vazio; desfolhares distraídos de jornais; mastigares lentos.. Só o senhor que fica atrás da máquina registadora (de quem ainda não sei o nome), parece acordado, pois, de quando em vez, lança às empregadas algumas observações impertinentes, instando-as a um serviço mais rápido. Mas mesmo este, viria a descobrir quando paguei, abriu uma carteira de Prozac, que, junto com algumas pílulas de outras cores, tragou avidamente...


Mesmo ao meu lado, um casal prendeu a minha atenção mais atenta. Trinta e muitos anos, talvez já próximo dos quarenta. Sentados lado a lado, silenciosos, fumavam em gestos compassados e sincronizados. Um parecia o reflexo do outro. Olhares paralelos, sem nunca se cruzarem, olheiras profundas, um ar cansado e totalmente desapaixonado. Ela com um livro poisado do seu lado da mesa e ele com um jornal debaixo do cotovelo. De que estariam cansados? Um do outro, do trabalho, da vida, do Outono que acabava de chegar..? Talvez um pouco de tudo isto... Que sonhos teriam deixado cair no chão e porque lhes faltariam as forças para lhes pegar de novo?.. Neste momento, senti-me um pouco melhor e reflecti _ eu ainda não desisti. É então que ouço uma voz grave a meu lado _ São dois cafés com leite, se faz favor!...

Sem comentários: